Ciências 5º série/ 6º ano

Esta lista está vazia.


5º série - 2010 - 3º Bimestre - Qualidade de vida

Data: 27/08/2010

De: Profª Gabriela

Assunto: Qualidade de vida

"Assim como tudo na natureza, estamos interligados. Nossas atitudes, nossos valores, ditam a nossa qualidade de vida indivdual e coletiva." Justifiquem em no mínimo 5 linhas a afirmação acima. Explique e se possível cite exemplos pra justificar a sua explicação. Obs: NÃO PREENCHA O CAMPO ABAIXO. CLIQUE EM RESPONDER E UMA NOVA JANELA SERÁ ABERTA PARA A RESPOSTA DO FÓRUM.

Responder

—————





5º série - 2º Bimestre Tipos de solo

Data: 12/06/2010

De: Profª Gabriela

Assunto: Tipos de solo

Tipos de solo

O tipo de solo encontrado em um lugar vai depender de vários fatores: o tipo de rocha matriz que o originou, o clima, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que se levou para se formar.
Em climas secos e áridos, a intensa evaporação faz a água e os sais minerais subirem. Com a evaporação da água, uma camada de sais pode depositar-se na superfície do solo, impedindo que uma vegetação mais rica se desenvolva.
Já em climas úmidos, com muitas chuvas, á água pode se infiltrar no solo e arrastar os sais para regiões mais profundas.
Alguns tipos de solo secam logo depois da chuva, outros demoram para secar. Por que isso acontece? E será que isso influencia na fertilidade do solo?

Responder

—————





Ciências 6º série / 7º ano

Esta lista está vazia.


Ciências 7º série / 8º ano

Esta lista está vazia.


Ciências 8º série / 9º ano

Esta lista está vazia.


Fórum 8º Série - 3º Bimestre - 2010 Seleção Natural

Data: 16/09/2010

De: Fernando Ferreira Vigiani n°06 8°serieA

Assunto: Seceção Natural

O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns. A seleção natural age no fenótipo, ou nas características observáveis de um organismo, de tal forma que indivíduos com fenótipos favoráveis têm mais chances de sobreviver e reproduzir-se do que aqueles com fenótipos menos favoráveis. Se esses fenótipos apresentam uma base genética, então o genótipo associado com o fenótipo favorável terá sua freqüência aumentada na geração seguinte. Com o passar do tempo, esse processo pode resultar em adaptações que especializarão organismos em nichos ecológicos particulares e pode eventualmente resultar na emergência de novas espécies.

A seleção natural não distingue entre seleção ecológica e seleção sexual, na medida em que ela se refere às características, por exemplo, destreza de movimento, nas quais ambas podem atuar simultaneamente. Se uma variação específica torna o descendente que a manifesta mais apto à sobrevivência e à reprodução bem sucedida, esse descendente e sua prole terão mais chances de sobreviver do que os descendentes sem essa variação. As características originais, bem como as variações que são inadequadas dentro do ponto de vista da adaptação, deverão desaparecer conforme os descendentes que as possuem sejam substituídos pelos parentes mais bem sucedidos.

Assim, certas caraterísticas são preservadas devido à vantagem seletiva que conferem a seus portadores, permitindo que um indivíduo deixe mais descendentes que os indivíduos sem essas características. Eventualmente, através de várias interações desses processos, os organismos podem desenvolver características adaptativas mais e mais complexas.

Responder

—————





FÓRUM 8º SÉRIE: 2010 - SISTEMA NERVOSO/ CÉLULAS TRONCO

Data: 16/09/2010

De: Fernando Ferreira Vigiani n°06 8°serieA

Assunto: Celulas tronco

As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou, errôneamente, como células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.

As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.[carece de fontes?]

O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico. Nesse último local, conforme descoberta de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, no estado norte-americano da Carolina do Norte, noticiada pela imprensa mundial nos primeiros dias de 2007.[1

Responder

—————